FCC cria regra nacional para antena da 5G


A agência reguladora de telecomunicações norte-americana, a FCC, tomou uma decisão esta semana com o objetivo de acelerar a implantação da rede 5G no país, mas que poderá também provocar uma enxurrada de ações na justiça.

A FCC decidiu nacionalizar as regras para a instalação de antenas conhecidas como “small cells”, que serão colocadas aos milhares para receber o volume de dados que vem com a quinta geração da tecnologia móvel.

Assim, como no Brasil, são as cidades que decidem, nos Estados Unidos, como, onde e por quanto instalar as antenas de celular. A FCC estabeleceu prazos máximos de até 90 dias para que as prefeitures licenciem esses sites de small cell e também resolveu padronizar o preço do licenciamento, cujos valores ainda serão conhecidos.

A diretora da agência, dissidente, que representa o partido Democrata,  Jessica Rosenworcel acusou a decisão de  “extraordinário esforço federal” e temeu que “o litígio que se segue apenas desacelerará nosso futuro 5G”. E os municípios temem perder uma boa fonte de receitas. As operadoras de telecomunicações comemoraram. 

Anterior Furukawa anuncia financiamento para ISPs start ups
Próximos CSC adia para outubro decisão sobre taxação do VoD