Facebook venderá capacidade de rede no atacado


O Facebook montou uma subsidiária para operar uma rede óptica de transporte nos Estados Unidos. A nova empresa foi batizada de Middle Mile Infrastructure e fará a gestão de um cabo de alta capacidade ligando dois de seus data centers localizados em cidades separadas por cerca de 620 Km nos estados de Ohio e Virginia.

O negócio também vai operar no atacado. Embora os dados da rede social devam ser o principal conteúdo a transitar pelo cabo, provedores poderão comprar a capacidade sobressalente, conforme Ken Salvadori, diretor de investimentos de rede do Facebook.

“Significa que vocês verão uma subsidiária do Facebook operar como um provedor de atacado – ou, onde for necessário, como uma operadora de telecomunicações”, escreveu o executivo no blog sobre as iniciativas de conectividade da empresa.

A expectativa é atender demanda de provedores pequenos, regionais, situados em áreas com pouca conectividade. “Queremos permitir que terceiros – incluindo provedores locais e regionais – comprem a capacidade que sobrar em nossa fibra. Esta capacidade pode fornecer infraestrutura de rede adicional para antigos e novos provedores, ajudando-os a chegar a várias partes do país, especialmente zonas rurais pouco servidas próximas da rota do nosso long haul”, completa.

A empresa diz que a iniciativa faz parte da estratégia para redes, com a atualização ou construção de novos data centers mais eficientes, que consomem menos energia, e de redes mais velozes e otimizadas. Dentro dessa estratégia, terminou recentemente um novo data center no Novo México e investiu em novos cabos submarinos que cruzam o Atlântico Norte (Marea e Havfrue).

Anterior TV paga na Internet precisa cumprir cota de conteúdo nacional
Próximos Presidente da CCT do Senado acha que bens reversíveis devem acompanhar preço de mercado

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *