Facebook será co-proprietário de cabo submarino que liga Brasil e Argentina


O Facebook será co-proprietário do cabo submarino Malbec, que ligará Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, no Brasil, a Buenos Aires, na Argentina. O cabo já havia sido anunciado em maio, mas até então, era divulgado como empreendimento apenas da operadora Globenet.

O objetivo com a infraestrutura de 2,5 mil km é reforçar a conectividade das empresas no Cone Sul e criar uma rota rumo os EUA, a partir de interligações com outras redes da Globenet instaladas na região. A operadora tem 23,5 mil km de cabos submarinos instalados nas Américas.

A expectativa é que o Malbec entre em operação até 2020. A construção já começou, afirmam Globenet e Facebook. A escolhida para a instalação foi a Alcatel Submarine Networks. O cabo terá seis pares de fibras ópticas, o dobro da atual capacidade de conexão internacional da Argentina.

Conforme levantamento da própria Globenet, atualmente 79% dos argentinos têm acesso a internet, contingente que saltará para 95% segundo suas projeções já ao final de 2019.

A operadora espera, ainda, vender capacidade para OTTs, provedores de serviços em nuvem e prestadoras de serviços de telecomunicações. A Globenet tem, entre os sócios, o banco brasileiro BTG Pactual.

Anterior Oi pede para listar direitos de subscrição de ações na NYSE
Próximos MCTIC prioriza evolução da indústria entre ações de IoT