Facebook se prepara para iniciar o Internet.org no Brasil


O Facebook afirma que ainda não definiu como e quando o Internet.org chegará ao Brasil, se já será na comunidade de Heliópolis, em São Paulo, onde a empresa já montou um laboratório, ou por outra via. Mas já prepara o terreno para instalar o projeto no país. A empresa começa amanhã a fazer workshops para programadores interessados em publicar aplicativos na plataforma.

A primeira oficina acontece no Recife, na sede da aceleradora Jump. Os participantes serão convidados a enviar seus aplicativos para inclusão na versão brasileira do Internet.org. Além de detalhar especificidades técnicas, representantes da rede social vão explicar aos desenvolvedores como participar do FbStart For Social Good, programa atrelado ao Internet.org e que premia com até US$ 80 mil, além de mentoria, viagens etc, os criadores das melhores ferramentas ou serviços.

O projeto Internet.org prevê acesso gratuito a um conjunto fechado de aplicativos online, escolhidos pela empresa. Nos países em que foi implementado, o custo do acesso aos serviços restritos ficou a cargo das operadoras. No mundo, a iniciativa gera polêmica. Aqui, enfrenta resistência, com organizações da sociedade civil acusando a iniciativa de violar o Marco Civil da Internet. Para a Proteste – Associação de Consumidores, ao prometer o “acesso gratuito e exclusivo” a aplicativos e serviços, a plataforma limita o acesso aos demais serviços existentes e desrespeita o princípio da neutralidade. O governo nega qualquer parceria formal com a rede social para que o projeto desembarque por aqui. Para estudar o assunto, criou uma comissão.

A empresa também vai realizar workshops em São Paulo (dos dias 17 a 19) na sede do Facebook, e em Belo Horizonte (21), na sede da Samba Tech. Em São Paulo, também haverá hackathons – maratona para programadores de computadores – nos quais pessoas e empresas de várias partes do Brasil vão criar aplicativos compatíveis com o Internet.org.

Anterior Cisco instala WiFi para a Linktel no metrô carioca
Próximos TCU inicia processo de apuração de responsabilidade na Anatel