Facebook pode levar multa de 1,6 bi de euros por ataque de hackers


O Facebook pode ser atingido por uma enorme multa de autoridades da União Europeia (UE), depois que hackers expuseram uma vulnerabilidade de segurança no site de rede social, que deixou 50 milhões de usuários vulneráveis para que suas contas fossem tomadas.

Em comunicado divulgado na sexta-feira (28 de setembro), o Facebook confirmou o ataque e redefiniu as credenciais de segurança em 90 milhões de contas. Cerca de 40 milhões destes foram alterados como medida de precaução, acrescentou. Após a revelação, a Comissão de Proteção de Dados da Irlanda (DPC) exigiu que a empresa fornecesse rapidamente detalhes sobre o impacto nos usuários da UE.

PUBLICIDADE

Se for encontrado em violação dos regulamentos de proteção de dados da UE, o Facebook poderá ser multado, estimado pelo The Wall Street Journal em cerca de US $ 1,6 bilhão.

O buraco

A vulnerabilidade decorre de uma atualização feita em 2017 para o recurso View As, que permite aos usuários ver sua página no Facebook a partir da perspectiva de terceiros. Lacunas na segurança significam que os hackers podem roubar tokens de acesso ao Facebook, que são credenciais de segurança digital usadas para registrar automaticamente usuários no aplicativo e serviços de terceiros usando a identificação da rede social como verificação

Facebook ainda está para descobrir quem estava por trás dos ataques, onde eles foram baseados ou se as informações do usuário foram acessadas ou mal utilizadas. (com agências internacionais).

Anterior Governo dos EUA vai à justiça contra Lei da Califórnia de neutralidade da rede
Próximos TIM faz promoção na semana do empreendedor