Proposed cable routing for PLCN. (PRNewsFoto/TE Connectivity Ltd.)

Proposed cable routing for PLCN. (PRNewsFoto/TE Connectivity Ltd.)

Duas das mais importantes empresas digitais dos Estados Unidos, Facebook e Google, deram os braços para lançar um cabo submarino que conectará Los Angeles a Hong Kong. O novo cabo será administrado por uma empresa batizada de Pacific Light Data Communication, que tem a rede social e o serviço de buscas como acionistas. O cabo se chamará PLCN (Pacifica Light Cable Network).

De acordo com o CEO da PLCN, o cabo é o primeiro passo para a criação de uma infraestrutura de alcance mundial – um prenúncio das intenções das companhias investidoras. O fabricante do cabo e responsável por seu lançamento no oceano é a empresa TE SubCom. A promessa é que o cabo tenha “ultra-alta-capacidade”, segundo o material de divulgação. Não foram revelados detalhes técnicos da empreitada, como quantidade de fibras na estrutura, que medirá 12,8 mil km e terá 120 Tbps de capacidade. Ele entra em operação em meados de 2018.