Mercado de serviços de TI cresce 4,2% no primeiro semestre de 2020

Reflexo da pandemia de covid-19 e do consequente aumento do trabalho remoto, mercado de serviços foi impulsionado por investimentos em cloud e segurança e ultrapassou R$ 41 bilhões

No primeiro semestre de 2020, o mercado nacional de serviços de TI cresceu 4,2% em relação ao mesmo período de 2019 e chegou a mais de R$ 41 bilhões, de acordo com o estudo da consultoria IDC Brasil.

Segundo a empresa, o primeiro semestre pode ser dividido em períodos com dinâmicas bem diferentes: “Nos dois primeiros meses, o que se observou foi um mercado acelerado e impulsionado por negociações iniciadas no final de 2019. O contraponto negativo ocorreu a partir de março, com a pandemia de covid-19. Se por um lado disciplinas ligadas ao fornecimento de hardware, mercado bastante dolarizado e dependente de insumos importados foram impactados, por outro houve aceleração nos resultados de serviços correlatos a cloud e segurança da informação, ambos figurando como maiores habilitadores do trabalho remoto diante do confinamento”, explica Luiz Monteiro, analista de pesquisa e consultoria em serviços de TI da IDC Brasil.

O resultado desse movimento foi um crescimento perto de zero no mercado de implantação de hardware e suporte, enquanto o gerenciamento de aplicações acelerou 5,9% no resultado anualizado.

Tendência

Para o restante de 2020 e nos períodos seguintes, a tendência é que serviços na nuvem continuem em destaque. Segundo Monteiro, “temas ligados a cloud, principalmente no que toca o entendimento e utilização integrada e eficiente de ambientes cada vez mais distribuídos por data centers próprios ou não, clouds públicas ou privadas, devem permanecer na pauta das organizações”.

Apesar deste movimento, a IDC projeta crescimento modesto para 2020, com recuperação a partir do final de 2021. “Projetos e consultorias voltadas ao desenvolvimento focado no controle e previsibilidade de custos, assim como ferramental que permita o uso mais eficiente dos recursos disponíveis, próprios ou contratados ‘as a service’, devem ser cada vez mais ofertados pelos provedores e buscados pelas corporações”, completa o analista da IDC Brasil.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10377