Expansão do LTE na China e nos EUA impulsionam resultados da Nokia


A Nokia divulgou hoje (23) o balanço financeiro referente ao terceiro trimestre deste ano. A empresa aumentou receita e lucros, em todas as suas divisões: Networks, HERE e Technologies. A receita total cresceu 13% em relação ao período de julho a setembro do ano passado, alcançando 3,3 bilhões de euros e o lucro líquido ficou em 750 milhões de euros – em igual período de 2013, foi negativo em 105 milhões de euros.

A operação de infraestrutura de redes, Nokia Networks, foi responsável pela maior parcela das receitas, faturando 2,9 bilhões de euros, 13% mais que um ano antes. A implantação acelerada de LTE e redes core na China e Taiwan, além da expansão da rede nos Estados Unidos, contribuíram para aumento das vendas da divisão. Na China, as vendas aumentaram 38%, e nos EUA/Canadá, 53%. Os negócios na Europa, Oriente Médio e África também cresceram. A região Ásia Pacífico, porém, diminui 1%. A América Latina faturou 4% menos que em 2013 devido a redução no ritmo de novas instalações 4G no Brasil e no México.

As perspectivas, descreve o balanço, são positivas para os próximos meses da Networks. A Telefónica Espanha escolheu a Nokia para ampliar sua rede móvel, assim como a China Mobile e a olleh Rwanda, na África. Após o fechamento do balanço, a T-Mobile USA fez o mesmo para a implantação de uma rede LTE-Advanced. O documento cita, também, a bem-sucedida gestão da rede da TIM, no Brasil, durante a Copa do Mundo, quando a infraestrutura suportou 21 mil horas de voz e tráfego de até 1 TB.

A divisão de mapas HERE faturou 236 milhões de euros, crescimento de 12%. A divisão de pesquisa e patentes Nokia Technologies teve aumento de receita de 9%, para 152 milhões de euros. A maior parte do faturamento veio de licenciamento para a Microsoft, que comprou este ano a divisão de smartphones da Nokia.

Comparando-se os primeiros noves meses deste ano ao mesmo período de 2013, a empresa apresenta redução de 3% nas receitas e lucro de 844 milhões de euros, reventendo o prejuízo de 143 milhões de euros de janeiro a setembro de 2013. O caixa aparece mais robusto, com reserva de 5 bilhões de euros, 108% maior.

 

Anterior Telefone via satélite da Inmarsat começa a ser comercializado no país
Próximos Brasil representa 63,5% das assinaturas de TV da AL