Eutelsat faz parceria com Yahsat para manter em dia projeto na África

Empresas assinam acordo para desenvolver este serviço em satélites atuais e futuros, após planos da operadora europeia serem revistos por explosão de satélite.

Eutelsat_in_orbit_Credit Orbital ATKA Eutelsat Communications, operadora de satélite da Europa, fechou uma parceria com a Yahsat, operador de satélites de Abu Dhabi, para levar banda larga à África Subsaariana dentro do programa “Broadband for Africa”, iniciativa da Eutelsat em parceria com o Facebook, e que utiliza satélites comerciais de banda Ka de alto rendimento.

A parceria vai permitir à Eutelsat realocar a carga útil previamente contratada do satélite Amos-6, que foi perdido em setembro após uma explosão na plataforma de lançamento. O serviço de banda larga africano será iniciado nos primeiros quatro meses de 2017, permitindo à Eutelsat retomar o seu plano de negócios inicial de uma contribuição de € 15 milhões no ano fiscal de 2017-18 e € 25-30 milhões no ano fiscal seguinte, de 2018-19.

O programa vai utilizar capacidade em até 16 spotbeams (feixes) de banda Ka no satélite Yahsat 1B ainda no primeiro semestre de 2017. Uma nova expansão vai acontecer no final do ano usando capacidade em 18 spotbeams do satélite Al Yah 3, da Yahsat, programado para ser lançado no início de 2017. Tanto o Yahsat 1B quanto o Al Yah 3 são equipados com spotbeams de alta potência com cobertura para a África Subsaariana, ideal para uso de internet banda larga em comunidades. Os aparelhos – pequenas antenas parabólicas (Direct-to-User) – são fáceis de ser instalados e podem ser encontrados em lojas nestas regiões. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10376