Europa prepara terreno para substituir TV por banda larga móvel


A Comissão Europeia apresentou uma série de normas comuns para a outorga de frequências na banda de 800 MHz, que deverá ser ocupada para os serviços de banda larga móvel. Os países europeus que decidirem mudar as atuais atribuições de frequências para serviços que não sejam os de radiodifusão deverão aplicar imediatamente as novas regras …

A Comissão Europeia apresentou uma série de normas comuns para a outorga de frequências na banda de 800 MHz, que deverá ser ocupada para os serviços de banda larga móvel. Os países europeus que decidirem mudar as atuais atribuições de frequências para serviços que não sejam os de radiodifusão deverão aplicar imediatamente as novas regras da comissão.

A comissária da Agenda Digital, Neelie Kroes, explicou que a iniciativa "prepara o terreno" para a adoção de tecnologias inovadoras de banda larga e reponde à crescente demanda por serviços móveis. A transição digital da TV aberta deve estar concluída em 2012 em toda a União Europeia, quando então será liberada uma quantidade de espectro "sem precedentes". Conforme estudos realizados pela comissão, a infraestrutura necessária para permitir a cobertura da banda larga pela frequência de 800 MHz é cerca de 70% mais barata do que a das atuais redes para as frequências de terceira geração.( Da redação, com agências internacionais).

Anterior Tectoy lança TV digital portátil
Próximos Vivo, cada vez mais importante para os resultados da PT.