EUA vão aprofundar investigações sobre possível abuso do Google no mercado móvel


android-Marshmallow-sdkO governo dos Estados Unidos pretende aprofundar as investigações, iniciadas ano passado, sobre possíveis abusos do Google em seu domínio do mercado móvel com o sistema operacional Android. A notícia é do The Wall Street Journal. Quem comanda a investigação é a Federal Trade Commission (FTC).

O jornal diz que duas empresas foram acionadas para colaborar com as investigações. A FTC também pretende pedir aos europeus, que recentemente anunciaram a intenção de sancionar o Google por práticas anticompetitivas com o Android, dados de suas apurações. Na Europa, a conclusão foi que a gigante digital impediu a livre competição em sistemas operacionais móveis, buscas digitais móveis, lojas de apps e navegadores de internet para celulares. O Google nega.

A expectativa, porém, é que os resultados da FTC sejam distintos, uma vez que o Android não tem a mesma penetração nos EUA, como na Europa. Segundo o site Statista, que reúne dados de mercado, o Android é usado por 52% dos usuários de smartphone nos EUA, enquanto na Europa, o número supera os 80%. Não seria a primeira investigação sobre as práticas do Google no país. Em 2013, outra investigação sobre o domínio em buscas terminou sem sanções à empresa. À época, conclui-se que as práticas resultaram em benefícios aos usuários. (Com agências internacionais)

Anterior F5 Networks fatura US$ 483,7 milhões no segundo tri
Próximos Naspers funde empresas de pagamentos online PayU e Bcash