EUA iniciam leilão de espectro 5G nesta semana


A FCC, autarquia responsável pelo setor de telecomunicações dos Estados Unidos, inicia na quarta-feira, 14, o leilão de espectro para redes móveis 5G. Serão licitadas licenças para uso de faixas em 28 GHz. Depois de definidos os vencedores, pretende-se realizar também a venda de banda em 24 GHz.

Ao todo, os norte-americanos vão dispor de 1,55 gigahertz de espectro a mais para redes móveis após este certame. Serão vendidas bandas que no Brasil já são usadas por outros serviços, como internet satelital. Nos 28 GHz, os EUA vão dispor de dois blocos de 425 MHz (27,5-27,925 GHz e 27,925-28,35 GHz). Nos 24GHz serão disponibilizados 700 MHz ao todo.

Os nomes das empresas cadastradas para dar lances já foram revelados. São 40 inscritos, incluindo AT&T, Verizon, T-Mobile. Como as licenças estão disponíveis por distritos, há também inúmeros provedores regionais registrados.

Embora os 28 GHz interessem, a disputa maior deve acontecer na compra dos 24GHz. Isso porque este espectro estará liberado nas maiores cidades dos EUA, como Nova York, Los Angeles e Chicago, enquanto os 28 GHz abrangem áreas mais remotas.

Anterior Governo aceita proposta da Primesys para prestar serviço de nuvem
Próximos WhatsApp: com backup no Google Drive, mensagens perdem a criptografia