Espanha obriga operadora a alugar sua rede em prédios antigos


A Comissão de Mercado das Telecomunicações (CMT) quer obrigar o primeiro operador a implantar fibra óptica (FTTH) em um prédio antigo a alugar sua rede para os concorrentes que pretendam fornecer posteriormente serviços para a mesma casa. Nos termos da nova resolução aprovada pela CMT, a primeira a introduzir a fibra em um edifício vai …

A Comissão de Mercado das Telecomunicações (CMT) quer obrigar o primeiro operador a implantar fibra óptica (FTTH) em um prédio antigo a alugar sua rede para os concorrentes que pretendam fornecer posteriormente serviços para a mesma casa.

Nos termos da nova resolução aprovada pela CMT, a primeira a introduzir a fibra em um edifício vai ser obrigada a partilhar todos os elementos da rede com o resto dos operadores que pretendam fornecer FTTH no edifício.

O presidente da CMT, Reinaldo Rodriguez, explica que o acesso aos edifícios é um dos "gargalos" que a maioria dos operadores tem de vencer quando ampliam suas redes ópticas. A nova regulamentação se aplica a edifícios que não têm infraestruturas de telecomunicações, que correspondem a cerca de 85% dos prédios na Espanha. (Da redação)

Anterior Diminui o crescimento da telefonia celular
Próximos Receita da indústria de telecom deve cair 9% este ano