Espanha desregulamenta MVNOs


antena-ondas-sinal-conexao-espectro Powerful digital transmitter for TV, mobile and multimedia broadcast sends information signals from high towerA Comissão Nacional dos Mercados e da Competição da Espanha aprovou a desregulamentação dos operadores móveis virtuais (MVNOs, na sigla em inglês), por entender que já há suficiente competição no mercado. Mesmo assim, os MVNOs independentes representam apenas 8,3% do mercado de telefonia móvel e aqueles com mais clientes foram engolidos por marcos como Movistar, Orange, Vodafone e MásMovil.

Quando a norma entrar em vigor, dentro de seis meses, os MVNOs – hoje existem mais de 30 no mercado espanhol, de acordo com a CNMC – deverão negociar suas condições de acesso à rede da operadora móvel, incluindo preços. Em todo caso, a comissão observa que terá capacidade de identificar práticas anticompetitivas e intervir caso os operadores móveis retirem de forma injustificada acesso a suas redes.

Os operadores virtuais com mais clientes – como Jazztel, Ono Simyo e Pepephone – foram comprados pelas grandes operadoras e se converteram em segundas marcas de baixo custo. Sobraram independentes os pequenos que somam 4,3 milhões de linhas, 8,3% da base total de 51 milhões de linhas do mercado espanhol. (Com noticiário internacional)

Anterior Mattos: Quatro princípios para a construção de uma infraestrutura segura para a Internet das Coisas
Próximos Setor de telecom amplia compra de energia no mercado livre