Escolha do padrão de rádio digital será feita em 2012


A escolha do sistema de rádio digital a ser adotado no Brasil deve acontecer ainda este ano, de acordo com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Existem dois modelos credenciados para adoção, o Rádio Digital Mundial (DRM), padrão aberto desenvolvido por um consórcio global, e o HD Rádio, padrão fechado usado nos Estados Unidos e no México. 


“Tomaremos a decisão este ano ainda, mas a transição do rádio analógico para o digital levará alguns anos. Existem 300 milhões de rádios analógicos no Brasil e precisamos garantir que as pessoas possam receber o sinal digital”, disse Bernardo, em visita à fabrica da Ericsson, em São José dos Campos (SP). 

O ministro vem sendo cobrado pela decisão sistematicamente pelos jornalistas que trabalham em rádio. 

No sistema americano, o HD Radio, também conhecido como Iboc, a transmissão do rádio digital é feita no mesmo canal de frequência AM ou FM, o que seria mais amigável ao hábito do usuário de rádio convencional. O alto custo da tecnologia aos pequenos radiodifusores, no entanto, é motivo de críticas. Para a escolha da tecnologia, o Ministério das Comunicações tem feito testes e debates.  
 

Veja vídeo do MiniCom sobre o tema

 

Anterior 12 empresas buscam credenciamento para benefício fiscal em smartphone
Próximos TV paga:NET diz que busca excelência do mercado