Ericsson e Telefónica fecham parceria para desenvolver a 5G


shutterstock_Grey Carnation_Tecnologia_Tendencia_Telefonia_Movel_5GA Ericsson e operadora espanhola Telefónica assinaram nesta semana um memorando de entendimento para o desenvolvimento de tecnologias, produtos e serviços para a rede 5G. As empresas apoiarão projetos com foco nos programas 5G PPP e ETP Networld 2020, promovido pela Comissão Europeia dentro do programa Horizon 2020, que estabelece metas tecnológicas para a próxima década.

Uma das ações dessa parceria já iniciada é a recente criação do primeiro laboratório de excelência de 5G da unidade de inovação da Telefónica, a Telefónica I+D, e do Instituto de redes IMDEA, na Espanha. Esse novo laboratório, o 5TONIC, busca criar um ecossistema aberto para inovação e pesquisa. A Ericsson é a primeira fabricante a aderir à iniciativa como parte de seu programa 5G para a Europa.

Com a parceria, as empresas farão estudos de caso, requisitos e cenários de implantação de 5G tanto por meio de sistemas sem fio quanto core baseado em uma arquitetura de rede virtualizada.

No Brasil, a Ericsson já pesquisa a 5G e internet das coisas em parceria com a Claro (América Móvil), e com as universidades de São Paulo (USP), de Campinas (Unicamp), e Federal do Ceará (UFCE)(Com assessoria de imprensa)

Anterior Anatel reduz valor de chamadas fixas da Oi para celular da Algar
Próximos Samsung e Qualcomm vão produzir small cell LTE-U