Ericsson deve eleger novo presidente de conselho


A Ericsson deverá ter um novo presidente em seu conselho de administração a partir de 2018. A empresa indicou  Ronnie Leten ao cargo. O executivo vem da Atlas Copco, Electrolux e da SKF. Leten é belga e tem formação em Economia Aplicada. Ele deverá substituir Leif Johansson, que pediu para deixar o cargo ao final do mandato, ano que vem.

Segundo o noticiário internacional, Johansson estaria saindo devido a pressões do Cevian, um grupo investidor que comprou este ano 5,6% da Ericsson. O atual CEO da Ericsson, Börje Ekholm teria, inclusive, laços com o fundo, que prega a necessidade de forte corte de despesas e foco em áreas estratégicas. Desde que assumiu, Ekholm demitiu funcionários, reduziu investimentos em pesquisas fora do segmento de redes e fala em buscar parcerias para o negócio de mídia da fabricante.

Conforme comunicado da companhia, Leten tem experiência em processos de digitalização corporativa. Esse conhecimento será usado não apenas para melhorar processos internos da fabricante de equipamentos de redes, como para facilitar a implantação de projetos do tipo pela Ericsson a seus clientes.

Além de Leten, a Ericsson também terá um novo integrante no conselho, o ex-funcionário Kurt Jofs. Ele foi responsável pela divisão de redes da Ericsson entre 2003 e 2008. Ocupará a posição hoje pertencente a Kristin Lund, que também avisou não ter interesse em se candidatar a novo mandato em 2018.

Anterior Anatel autoriza aumento de capital da Algar Telecom
Próximos Lei eleitoral: cai a censura, fica o poder econômico nas redes