Ericsson compra Mediaroom, solução de IPTV da Microsoft e passa a dominar sozinha o mercado brasileiro.


A Ericsson anunciou nesta segunda-feira (8) que chegou a um acordo com a Microsoft para adquirir o Mediaroom, solução de IPTV da companhia. A aquisição coloca a Ericsson em uma posição de destaque neste segmento, com cerca de 25% de participação de mercado, 40 clientes e 11 milhões de assinaturas. O valor do acordo não foi divulgado.

No Brasil, a Telefônica Vivo utiliza a plataforma Mediaroom em seu serviço de TV sobre fibra óptica. Também a Oi utiliza esta plataforma, e a GVT tinha adquirido os produtos Ericsson. Ou seja, a fabricante europeia acabou dominando todas as opções do mercado brasileiro. As operadoras de telefonia estão aproveitando suas redes de fibra óptica para oferecer também o serviço de televisão, além de vídeo sob demanda (VOD, na sigla em inglês) e a Ericsson pode se aproveitar do relacionamento com as operadoras por conta da infraestrutura de redes para ampliar o número de usuários do Mediaroom.

Em comunicado, a Ericsson credita o interesse no mercado de distribuição de vídeo ao seu potencial de expansão nos próximos anos: “A distribuição de vídeo terá impacto similar ao que os serviços móveis de voz tiveram no comportamento do consumidor”, afirmou Per Borgklint, vice-presidente da unidade de suporte ao negócio da fornecedora de serviços de telecomunicações. A distribuição de vídeo, aponta a companhia, deverá crescer com a implantação de redes 4G LTE e popularização de smartphones.

O mercado mundial de IPTV deve atingir 76 milhões de assinantes em 2013 com receita de US$ 32 bilhões, crescendo para 105 milhões de assinantes em 2015 com receita de US$ 45 bilhões, segundo dados utilizados pela Ericsson. (Da redação)

Anterior Anatel marca para maio audiência para debater TAC
Próximos Anatel descarta critério populacional para definição de preço da faixa de MMDS