Ericsson apresenta 10 aplicações de 5G no Futurecom 2019


Entre 28 e 31 de outubro de 2019, Ericsson estará no Futurecom 2019, o maior evento de Transformação Digital da América Latina, reforçando sua posição de mercado como parceiro ideal para apoiar o processo de evolução do 4G para o 5G.

Ao longo da feira – que reunirá cerca de 29.000 participantes e mais de 250 expositores na São Paulo Expo, em São Paulo, Brasil –, a empresa demonstrará como o 5G vai transformar toda a sociedade e trará novas oportunidades de negócios para as operadoras e para diferentes setores econômicos. Serão mais de 10 demonstrações de aplicação do 5G em diversas áreas de atuação, em especial Saúde, Segurança, Mobilidade Urbana, Educação, Indústria 4.0 e Entretenimento.

Destaque para a apresentação 5G Connected Music, em que os músicos de uma banda conectada vão tocar juntos, porém estando fisicamente em lugares distintos. Graças à combinação de alta velocidade e baixa latência proporcionados pelo 5G, a banda toca em sincronia perfeita fazendo com que o público tenha a mesma experiência de um show tradicional.

Além disso, a Ericsson apresentará em primeira mão durante o Futurecom 2019 os resultados do seu relatório global “Otimização da gestão de espectro para expansão da conectividade 5G”, que acaba de concluir, além de análises locais sobre o impacto de um possível adiamento do leilão de frequências no Brasil, previsto inicialmente para o primeiro semestre de 2020.

Aplicações do 5G

Nesse ano, a Ericsson traz para o Futurecom 2019 mais de dez demonstrações e aplicações de 5G para o mercado, reforçando sua liderança global na tecnologia móvel e dando mais um passo importante para o futuro do 5G no país. Abaixo, destaque para as principais demos que serão apresentadas:

  • Telemedicina: Atendimento médico baseado em imagem com luva tátil controlada remotamente via 5G. O paciente estará no ambiente do Futurecom e o médico fará o diagnóstico à distância.
  • 5G Connected Music: Apresentação demonstra o poder transformador do 5G por meio de uma banda conectada, possibilitando que seus músicos toquem juntos estando fisicamente em lugares distintos.
  • ABB Robot: Esta demonstração mostra como o 5G pode ativar a escala e a automação para os principais casos de uso de fabricação inteligente. Simula como um robô pode ter controle e monitoramento remoto em tempo real em um ambiente industrial.
  • City Model: Uma demonstração prática de como o 5G permitirá cobertura muito mais precisa e inteligente, impactando positivamente setores chave como Mobilidade Urbana, Segurança, Saúde e Educação. Esta demonstração fornecerá informações sobre a evolução do 4G para 5G utilizando a infraestrutura existente.
  • Realidade Aumentada: O avanço das técnicas de realidade aumentada e realidade virtual usando 5G e como isso pode revolucionar áreas estratégicas como de Educação à Distância.
  • VR Gaming: O 5G abre novas possibilidades para crescimento de receita através de novos casos de uso – gaming é uma indústria em crescimento e parte da vida de muitas pessoas. Como o 5G permite um tempo de resposta de milissegundos, ele propicia uma experiência imersiva incrível.
  • Cloud Gaming: Com os games na nuvem, um jogador não precisará mais de um computador ou console com um poderoso hardware gráfico. Em vez disso, ele poderá jogar do seu celular ou de um notebook simples. A tecnologia promete tornar acessível jogos que hoje só estão na mão de quem tem computadores caros e potentes.
  • Smart Home via FWA: Experiência em Flash que permite navegação simples e abordagem interativa sobre a solução FWA (Fixed Wireless Access) – alternativa para conectar áreas em que a fibra não chega e que é um dos primeiros casos de uso do 5G esperados no Brasil.
  • A Day in the Life of 5G (Perspectivas do Consumidor 5G): A demonstração mostra como o 5G afetará a vida das pessoas nas áreas de esporte, compras e mercado automotivo. Com um fone de ouvido de realidade virtual, o usuário pode entrar nos três ambientes (um carro, uma rua ou um estádio) e ver exemplos de como o 5G vai melhorar sua experiência de consumo.
  • Radio Stripe: Apresenta um conceito visionário desenvolvido pela área de P&D da Ericsson, que repensou o formato das antenas e das estações base. Trata-se de um revolucionário design de rede móvel com alto potencial de oferecer melhor qualidade e fácil implantação.
Anterior Vivo tem interesse na Oi móvel, se estiver à venda
Próximos Indefinição da Lei de Informática pode afetar contratos a partir de janeiro, diz Nokia