As possibilidades de negócios no Brasil e no mundo que se abrem com o avanço da internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) são gigantescas e animadoras, mas ainda há um longo caminho pela frente, que depende de muitas definições. Um exemplo é a classificação da IoT pelo governo, que vai indicar que tipo de carga tributária vai recair sobre o novo serviço. Ou como as tecnologias móveis e satelitais podem ajudar para alavancar a conexão de objetos.

Para debater esses assuntos, a Momento Editorial realiza, no próximo dia 17, em Brasília, o 53º Encontro Tele.Síntese, que vai reunir empresários, técnicos e autoridades públicas. Com o tema “Tecnologias móveis terrestres, tecnologias satelitais e o avanço da IoT no Brasil”, os debates vão incluir as possibilidades de interação com a IoT e a tecnologia 5G, assim como as novas tecnologias satelitais podem amparar as aplicações da internet das coisas.

O representante do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Thiago Camargo (secretário de Políticas Digitais) vai apresentar os próximos passos do programa de IoT do governo. E, junto com o conselheiro da Anatel, Leonardo de Morais, vai debater sobre a classificação do novo serviço e as medidas que o órgão regulador precisará tomar para facilitar a evolução da IoT.

Em outro painel, representantes das quatro maiores operadoras móveis estão construindo seus modelos de negócios para fazer frente a imensa demanda que será gerada com a tecnologia. Do mesmo modo, representantes das empresas de satélites vão atuar nesse novo mercado.

Já o representante do BNDES e do CGI.br vão explanar sobre o que será necessário ser feiro para preciso para se ter um ecossistema que garanta o avanço das aplicações IoT no país. No final do encontro, o secretário de Telecomunicações do MCTIC, André Borges, ainda vai falar do programa Internet para Todos.

Acesse aqui a programação completa do 53º Encontro Tele.Síntese.

Serviço

Evento: 53º Encontro Tele.Síntese

Data: 17 de julho de 2018

Local: Hotel Grand Mercure Brasília – Eixo Monumental
SHN Quadra 5 Bloco G, – Asa Norte
Brasília – DF