Empresas de telefonia vão participar do sistema de alerta a desastres naturais


 

As prestadoras de serviços de telefonia serão chamadas a participar do sistema de alerta de desastres naturais do governo. A informação foi dada nesta quinta-feira (5) pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, durante o programa “Bom Dia, Ministro”, da Empresa Brasil de Telecomunicações. Segundo ele, uma reunião já está marcada para esta semana, mas adiantou que uma concessionária já está participando do esforço.

 

A proposta do governo é de que as operadoras de telefonia instalem pluviômetros automáticos nas torres de comunicações, aumentando a rapidez das informações sobre chuvas. “Esses equipamentos dependem de fibras ópticas e de energia para funcionarem, o que as antenas das empresas de telefonia dispõem”, disse Mercadante.

O ministro disse que o governo vai comprar três mil pluviômetros, sendo metade deles automáticos. “As torres das empresas estão nos locais onde a prevenção é crucial”, disse Mercadante, que defende a participação de toda a sociedade no esforço para evitar tragédias decorrentes do período de chuvas.

Anterior Motorola Mobility e Nextel lançam aparelho PTT
Próximos Investimentos globais em TICs vão diminuir este ano