Empresas de tecnologia lideram ranking de marcas mundiais


Empresas de tecnologia da informação e de internet mais uma vez estão entre as principais marcas do mundo, segundo a 11a. edição do ranking das 100 Marcas Globais Mais Valiosas da Interbrand. Entre os dez primeiros nomes a encabeçar a lista resistem apenas Coca-Cola – líder entre todas as demais marcas, valendo US$ 70,4 bilhões-, Mc Donald’s e Disney que não fazem parte da nova economia.

IBM consquistou o segundo lugar, de acordo com a Interbrands, e sua marca é avaliada em US$ 64,7 bilhões. Microsoft vem em seguida, sendo cotada a US$ 60,8 bilhões; Google ocupa a posição seguinte, ostentando um valor de US$ 43,5 bilhões, e a GE está na quinta posição, valendo US$ 42,8 bilhões.

Outras marcas de TI e internet, no entanto, crescem rapidamente, galgando posições. Apple, Google e BlackBerry despontam entre as empresas que registram maior crescimento no valor de suas marcas. Elas avançaram, respectivamente, 37%, 36% e 32%. Segundo o levantamento, inversamente, a Nokia perdeu 15%, assim como a Dell, que assistiu o valor de sua marca se retrair 14%.

Para Alejandro Pinedo, diretor geral da Interbrand no Brasil, as variações no raking se explica, pois o consumidor está menos fiel e mais cético em relação às marcas.

 

As dez marcas mais valiosas
1. Coca-Cola: US$ 70,4 bilhões
2. IBM: US$ 64,7 bilhões
3. Microsoft: US$ 60,8 bilhões
4. Google: US$ 43,5 bilhões
5. GE: US$ 42,8 bilhões
6. McDonald´s: US$ 33,5 bilhões
7. Intel: US$ 32 bilhões
8. Nokia: US$ 29,4 bilhões
9. Disney: US$ 28,7 bilhões
10. HP: US$ 26,8 bilhões

(Da redação, com assessoria de imprensa)

 


Anterior Telebrás vai contratar internet do Serpro
Próximos Edital da banda H é aprovado e leilão deve acontecer em 15 de dezembro