Embratel quer antecipar entrega de postos do Gesac


O consórcio liderado pela Embratel, e que conta com a Telefônica, Oi, e Brasil Telecom, venceu os dois lotes do pregão presencial para oferecer conectividade a doze mil postos, no Gesac (Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão). A assinatura do contrato deve acontecer somente em agosto, após findo o período para apresentação de …

O consórcio liderado pela Embratel, e que conta com a Telefônica, Oi, e Brasil Telecom, venceu os dois lotes do pregão presencial para oferecer conectividade a doze mil postos, no Gesac (Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão). A assinatura do contrato deve acontecer somente em agosto, após findo o período para apresentação de recursos e contra-razões da operadora.

Contratualmente a Embratel terá até 14 meses para efetivar a instalação, “mas já começamos a trabalhar para abreviar esse período, talvez para uns nove meses, mas dependemos da concordância e autorização do ministério para fazer a ativação num tempo menor”, afirmou Maria Teresa Lima, diretora executiva da região Centro Oeste e Norte da Embratel. Ela destaca que ficará responsável pelo atendimento dos pontos via satélite, que correspondem a 83% do total de conexões.

A gerência de toda a rede com 12 mil pontos ficará a cargo da operadora, que também responderá pela solução de VoIP que será implantada em 25% da rede, além do firewall (camada de segurança da rede). As demais integrantes do consórcio ficarão encarregadas de oferecer conectividade terrestre nos locais onde há possibilidade para este tipo de conexão.

Em agosto o Ministério das Comunicações lançara outro edital para a contratação de mais 8 mil pontos do Gesac. A Embratel já declarou interesse em participar, mas Teresa não vê vantagem competitiva da operadora neste processo, por já ter conquistado os primeiros 12 mil pontos.  “Os desafios, tanto técnicos quanto financeiros, são iguais aos da licitação anterior”, diz a executiva, acrescentando que a Embratel vai “olhar esse edital com a mesma atenção do anteiror, pois são necessários muitos meses de negociação com fornecedores e parceiros até a elaboração de uma proposta consistente.”

Anterior Unicel tem planos de telefonia móvel homologados
Próximos Vivo mantém liderança de celulares, mas perde mercado