Em Sobral,hot spot para todo o município


A prefeitura de Sobral, no Ceará, prepara a instalação de um hot spot municipal, ligado a oito estações WiMAX, para assegurar acesso à internet gratuito e em banda larga na cidade. Para tanto, o Instituto de Comunicação e Informática (ICI), oscip parceira da administração pública, solicitou à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em março, uma …

A prefeitura de Sobral, no Ceará, prepara a instalação de um hot spot municipal, ligado a oito estações WiMAX, para assegurar acesso à internet gratuito e em banda larga na cidade. Para tanto, o Instituto de Comunicação e Informática (ICI), oscip parceira da administração pública, solicitou à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em março, uma licença para prestar Serviços de Comunicação Multimídia. O projeto está orçado em R$ 250 mil, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, que aprovou um aporte total de R$ 6,5 milhões, dentro do Programa Nacional de Informatização da Administração Fazendária e Tributária.

“Estamos esperando a licença para dar início às licitações das estações e da rede”, explicou Reynaldo Dualibi, da prefeitura de Sobral, durante o 2º Painel ARede – Telecentros: alternativas para conexão à internet, hoje (24), em São Paulo. A prefeitura já dá acesso gratuito à web por linha discada, e tem 22 mil usuários cadastrados (para uma população de 170 mil habitantes).

Em 2002, a administração municipal também começou a instalar o projeto Educação Digital, com sete pontos de conexão Wi-Fi na cidade (tecnologia Canopy, da Motorola) para atender à população de baixa renda, com cursos de informática básica e acesso à internet. O mais distante, no distrito de Taperuaba, está a 70 km do centro do município. Na nova iniciativa, a antena com o link central com a internet ficará na prefeitura, levado, por meio de extensões de cinco km, por Wi-FI, a estações replicadoras do sinal. Este ano, a idéia também é interligar os laboratórios de informática das seis maiores escolas municipais por meio de fibra óptica.

Anterior Telefônica lança o Multiconferência
Próximos Lucent expande rede de dados da Telefônica