Elogios ao que é importante


Tele.Síntese Análise 365 Apesar dos descontentamentos, o fato é que, no final, os temas que eram realmente importantes acabaram contemplando os grandes players. Para os grupos Oi e Telefônica era imprescindível o enquadramento da América Móvil/ Telmex também com PMS. Conforme havia frisado o presidente da Oi, Francisco Valim, esse é um grupo bem maior …

Tele.Síntese Análise 365

Apesar dos descontentamentos, o fato é que, no final, os temas que eram realmente importantes acabaram contemplando os grandes players. Para os grupos Oi e Telefônica era imprescindível o enquadramento da América Móvil/ Telmex também com PMS. Conforme havia frisado o presidente da Oi, Francisco Valim, esse é um grupo bem maior do que a própria Oi; e, no caso da Telefônica, o grupo mexicano é seu principal rival na América Latina e não poderia ter uma posição regulatória mais vantajosa no Brasil.

Mas houve também outras correções de rumos importantes para as concessionárias locais: a distinção clara sobre o que é rede de transporte e rede de acesso. Com essa distinção, não há mais possibilidade de uma operadora pedir EILD, acreditam as concessionárias, para atender a um usuário final. “Agora, atendimento ao usuário final, só com unbundling”, assinala o interlocutor.

No caso do grupo Telmex/América Móvil o fato de nova redução da VU-M ter sido estabelecida por um novo período de mais dois anos foi um alívio, tendo em vista que no México, sede do grupo, o corte de mais de 50% ocorreu de uma única vez. Além disso, como o regulamento deixou claro que as empresas poderão questionar seu enquadramento como PMS, a Embratel acredita que poderá comprovar à Anatel que ela não tem poder de mercado em importantes cidades brasileiras.
 

Para a NET, a mais importante decisão foi tomada no mesmo dia, aquela que autorizou a nova composição societária da empresa. Com isso, em mais 40 dias, a operadora poderá começar a prestar o serviço de TV paga nas dezenas de cidades novas onde já construiu sua rede. Já a TIM elogia até mesmo o “feriado regulatório” estabelecido pela Anatel, pois no seu entender cria um incentivo importante para que investimentos em redes mais modernas continuem a ser realizados.

Anterior Operadoras vão pedir impugnação das novas regras de telefonia móvel do PGMC
Próximos Apesar dos avanços, banda larga ainda é desafio para o país