EBC registra lucro 550% maior em 2014


A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) divulgou hoje (22) o balanço financeiro de 2014. A empresa teve lucro de R$ 95,2 milhões, 550% mais alto que o registrado em 2013 (R$ 14,6 milhões). Foi o primeiro ano com gestão própria, uma vez que até dezembro de 2013 a Associação Roquette-Pinto administrava a empresa. No período, mais de 1 mil novos funcionários concursados foram contratados.

A receita operacional bruta foi de R$ 92 milhões. Este valor se soma à subvenção do governo federal que, via Tesouro, mantém a EBC.  O governo aumentou o repasse em 24,5%, para R$ 509 milhões. Descontados os gastos gerais com pessoal, manutenção etc, a empresa teve lucro operacional de R$ 116 milhões.

A audiência da TV Brasil, porém, não alcançou ainda um ponto. Segundo a empresa, 32 milhões de pessoas assistiram à programação ao longo do ano. Por capital, o resulta é share de 0,46% em Brasília, em média, no período. Em São Paulo, a média ficou em 0,1%. No Rio de Janeiro, 0,25%. Em Porto Alegre, 0,16%. O melhor resultado médio foi em Salvador, com 0,56%.

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A empresa alcançou 3,583 municípios, 64% dos existentes no país, cobrindo 85,6% da população, com sua programação em rádio e TV aberta. Durante o ano, a TV transmitiu 8.760 horas de programação, 42% era de material inédito. O conteúdo próprio da EBC veiculado na TV Brasil representou 32% da programação. O restante era licenciado. Na internet, a audiência das agências Brasil e Nacional alcançou 8,4 milhões de usuários únicos, no ano.

A empresa espera um resultado melhor nos próximos anos. Ressalta que a migração da TV analógica para o digital é um desafio, mas diz que pode impulsionar o projeto piloto Brasil 4D, que levou recursos de interatividade em serviços básicos aos cidadãos em locais de Brasília e João Pessoa. Para os próximos oito anos, entre outras coisas, estabelece como objetivos reforçar sua marca e aumentar o público.

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