Números da digitalização: 4 milhões de kits de TV digital entregues


tv-digital-torre-antena936x600 transmissão predio

A EAD, entidade responsável pela distribuição de kits de conversão do sinal digital para televisores analógicos, entregou até hoje 3,97 milhões de kits a beneficiários dos programas sociais do governo federal. Desse total, 1,98 milhão foi para dependentes do Bolsa Família, e 1,5 milhão para inscritos em outros programas federais.

Ao todo, através da empresa SejaDigital, a EAD prevê distribuir 8,17 milhões de kits – que incluem conversor de sinal e antena. Significa que, até o momento, 49% da distribuição foi realizada.

Segundo Antônio Carlos Martelletto, presidente da EAD, outros 2,5 milhões de kits ainda serão distribuídos neste ano, à medida que haja o desligamento das emissoras de TV em cidades de São Paulo, Paraná, Santa Catarina. O executivo falou hoje, 22, durante painel na SET Expo, que acontece nesta semana, em São Paulo.

Os números da EAD apontam, ainda, que no geral as entregas têm ficado abaixo das metas previstas. Em São Paulo, onde o desligamento aconteceu em março, foram distribuídos 82% do total de kits previsto. Em Brasília, 90%, em Salvador, 75%. A exceção foi Goiânia, onde a entrega se excedeu em 39%, e cerca de 116 mil kits adicionais precisaram ser oferecidos à população.

A digitalização nas operadoras

Dados da Anatel indicam que as operadoras não estão correndo para ocupar as faixas assim que liberadas. Até o momento, o LTE na faixa de 700 MHz foi ativado em 104 cidades, usando 758 estações radiobase. O espectro já foi liberado, no entanto, em 2.023 cidades.

Mas as operadoras já têm mais licenças. A Anatel liberou a ativação de 843 ERBs até o momento. A TIM foi a que mais solicitou licenças: 440. Seguida da Telefônica, 334; da Algar, 40; e da Claro, 29.

Anterior Política industrial deve ter objetivo e prazo, afirma Max Martinhão
Próximos Anatel desabafa: sem apoio político, banda larga ficará só para os ricos

2 Comments

  1. Luciana menacho
    23 de agosto de 2017

    Fiz minha inscrição para receber o kit digital e até hoje nada, será que recebo ainda esse kit. Luciana de São Paulo.

    • 23 de agosto de 2017

      Oi Luciana, sugiro entrar em contato com a SejaDigital, a empresa responsável.