Dois terços dos internautas brasileiros compram motivados por e-mail marketing


Dois terços dos consumidores brasileiros online realizaram uma compra após receberem uma mensagem de e-mail marketing. É o que aponta o estudo divulgado pela ExactTarget, empresa global especializada em soluções de marketing interativo, após análise de mais de 1.400 brasileiros para avaliar o comportamento e suas interações com e-mail, Twitter e Facebook.

De acordo com os dados, há um forte crescimento da utilização desses canais interativos no país. Com relação a e-mails, a pesquisa revela que 91% dos consumidores brasileiros online são cadastrados para receber pelo menos de um e-mail marketing.

Além disso, revela o estudo, 68% realizaram uma compra a partir de uma mensagem recebida via e-mail marketing. E 53% dos brasileiros estão mais propensos a comprar de uma empresa depois de se cadastrarem para receber o seu e-mail marketing.

Redes Sociais

Em relação ao Facebook, o estudo ressalta que  77% dos brasileiros que possuem conta na rede interagem com alguma marca na rede e 42% dos consumidores do país (idades entre 25-44) já realizaram uma compra após receberem uma mensagem de marketing na rede social. Sendo que 41% dos brasileiros utilizam a rede com propósitos profissionais.

No  Twitter, 26% dos brasileiros usuários interagem com alguma marca na rede social e 58% dos usuários sempre leem os posts de suas empresas preferidas. Além disso, o estudo revela que 53% dos consumidores do país estão mais propensos a recomendarem uma marca a um amigo após segui-la no Twitter.

“A adoção das mídias sociais por parte dos consumidores brasileiros é, sem dúvida, uma das maiores que já vimos”, afirma Tim Kopp, diretor de marketing da ExactTarget global. “Considerando um alto engajamento nas redes sociais e mensagens de e-mail originando um grande volume de compras, os profissionais de marketing brasileiros têm à disposição infinitas possibilidades para criar reais experiências de marketing interativo, proporcionando um conteúdo relevante aos consumidores através de e-mail, Twitter e Facebook.”

O estudo também comparou os números da internet brasileira com de outros países. Segundo os dados, 42% dos consumidores têm acesso à web no país, enquanto nos Estados Unidos esse número representa 83%, no Reino Unido 82% e na Austrália 79%. Para 46% dos consumidores brasileiros, checar o e-mail é a primeira coisa que fazem ao ligarem seus computadores pela manhã, comparados a 58% dos norte-americanos.

Além disso, 53% dos brasileiros estão mais propensos a comprar de uma empresa depois de se cadastrarem para receber seus e-mails marketing, enquanto no Reino Unido esse total é de apenas 21%. E  89% dos usuários brasileiros ativos no Facebook “curtiram” uma marca, comparados a 55% dos consumidores na Austrália.(Da redação, com assessoria de imprensa)

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