Diretores do MiniCom vão conhecer uso da faixa de 450 MHz na Suécia


Os diretores do Departamento de Serviços e de Universalização de Telecomunicações e do Departamento de Indústria, Ciência e Tecnologia, do Ministério das Comunicações, respectivamente Miriam Wimmer e Pedro Alem, vão ao final desta semana a Estocolmo, na Suécia, conhecer de perto a experiência das empresas Ericsson e Net1, que exploram os serviços de voz e dados na faixa de 450 MHz. No Brasil, essa frequência será usada basicamente para levar a banda larga à zona rural, com licitação prevista para abril de 2012.

As empresas usam rádios numa tecnologia já antiga, a CDMA, mas que, conforme o relevo, podem levar o sinal até 90 km de distância. O presidente da Ericsson para América Latina e Caribe, Sérgio Quiroga, já disse que se for adotada a 450 MHz para a telefonia rural no Brasil, a empresa produzirá localmente os equipamentos de rede para essa faixa de frequência.

Um consultor do Senado pode acompanhar os diretores do MiniCom nessa viagem, conforme requerimento apresentado pelo senador Walter Pinheiro (PT-BA).(Da redação)

Anterior Apple ganha processo contra HTC
Próximos Ações da Apple parecem baratas, mas investidores preferem esperar