Dilma anuncia adoção de email criptografado do Serpro pelo governo


A presidenta Dilma Rousseff informou neste domingo (13), por meio de sua conta no Twitter, que determinou ao Serpro a implantação de um sistema seguro de emails em todo o governo federal. “Esta é a primeira medida para ampliar a privacidade e inviolabilidade de mensagens oficiais. É preciso maior segurança nas mensagens, para prevenir possível espionagem”, escreveu.

O Serpro já oferece restritamente o serviço Expresso de email criptografado todo baseado em software livre. A solução atual é corporativa e agrega correio eletrônico, serviço de videoconferência, agenda e chamadas. Necessitará, portando, de adaptações para atender a determinação da presidente, em função do volume. O Expresso roda dentro da nuvem e da infraestrutura do Serpro, com o domínio maior da tecnologia, inclusive do tráfego sainte e entrante. A solução é composta de nove camadas de software.

A expectativa é de que o serviço comece a ser implantado em ministérios ainda este mês, como já informou o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. E ainda é possível que a solução seja estendida para o público em geral, de forma gratuita, em parceria com os Correios. O governo argumenta que, com o sistema operado pelo Serpro, as mensagens não teriam que passar por canais no exterior, especialmente nos Estados Unidos, antes de chegarem aos destinatários da administração.

Anterior TIM lança novo plano para empresas
Próximos Programa Cidades Digitais atenderá mais 262 municípios