Deutsche Telekom ganha processo inédito contra seus acionistas


A justiça alemã deu razão nesta quarta-feira ao grupo de telecomunicações Deutsche Telekom em um processo histórico contra 17 mil acionistas sobre as condições de sua privatização.A empresa não cometeu nenhum erro de informação a seus acionistas quando introduziu na Bolsa, em 2000, um grande número de ações, que tiveram os preços derrubados.   O …

A justiça alemã deu razão nesta quarta-feira ao grupo de telecomunicações Deutsche Telekom em um processo histórico contra 17 mil acionistas sobre as condições de sua privatização.A empresa não cometeu nenhum erro de informação a seus acionistas quando introduziu na Bolsa, em 2000, um grande número de ações, que tiveram os preços derrubados.

 

O processo representou a primeira aplicação na Alemanha de uma lei que autoriza as “demandas coletivas” ou “class actions”, comuns nos Estados Unidos. O julgamento começou em abril de 2008, mas o caso teve início há mais de 10 anos.

 

A questão no tribunal é a terceira parte da entrada na Bolsa da Deutsche Telekom, antigo monopólio público, no ano 2000. A ação, que valia 66 euros, era negociada nesta quarta-feira a menos de nove euros na Bolsa de Frankfurt.

 

Os demandantes consideram que não teriam comprado os títulos, e portanto evitado as grandes perdas, se estivesse melhor informados sobre as operações frustradas da Deutsche Telekom, especialmente na época da bolha da internet. A decisão do tribunal ainda não é definitiva. Um advogado dos acionistas anunciou que pretende recorrer ao principal tribunal da Alemanha, a Corte Federal (Bundesgerichtshof). (Agências internacionais).



Anterior MiniCom prorroga prazo para entrega de propostas das Cidades Digitais
Próximos Receitas de dados do celular deverão dobrar em três anos