Destinação da faixa de 3,5 GHz é objeto de nova consulta pública

Novo texto traz adequação de requisitos técnicos e a inclusão de 100 MHz de banda

A Anatel abriu, nesta quarta-feira, 17, nova consulta pública sobre requisitos técnicos e operacionais da faixa de frequências de 3,3 GHz a 3,7 GHz, destinada para a tecnologia 5G, para uso por estações no Serviço Móvel Pessoal (SMP), no Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), no Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) e no Serviço Limitado Privado (SLP). O prazo para contribuição é de 45 dias. 

O texto propõe uma adequação de valores de emissões indesejáveis, necessidade essa já apontada em algumas contribuições apresentadas na primeira consulta sobre o tema, realizada no ano passado. Além disso, amplia a banda da faixa de 3,3 GHz a 3,7 GHz, com a inclusão de mais 100 MHz para o 5G (antes era até 3,6 GHz). 

A área técnica destaca, entretanto, que a decisão de modificar a destinação da faixa estendida de 3,3 GHz a 3,7 GHz ainda depende de aprovação final do Conselho Diretor. “A eventual decisão de não efetuar essa modificação ensejará o devido ajuste no texto da proposta de Ato, no qual onde se lê “3.7XX MHz” deverá ser lido “3.6XX MHz”, sustenta. 

 

Avatar photo

Lúcia Berbert

Lúcia Berbert, com mais de 30 anos de experiência no jornalismo, é repórter do TeleSíntese. Ama cachorros.

Artigos: 1588