Brasileiros passam mais de 91 horas por semana na internet

Pesquisa da empresa de cibersegurança NordVPN dia ainda que horário de entrada na internet acontece às 8h33 da manhã e de saída às 22h13, sempre levando em conta apenas os maiores de 18 anos

72% dos idosos usam internet para serviços bancários, diz Febraban - Crédito: Freepik

Em uma semana normal, calcula-se que os brasileiros maiores de 18 anos passam mais de 91 horas usando a internet. É o que mostra estudo feito pela NordVPN, empresa multinacional de cibersegurança. Pesquisa recente da TIC Domicílios, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), mostra que, no Brasil, mais de 81% da população tem acesso à internet, e a pesquisa da NordVPN busca apresentar os hábitos dos brasileiros na rede.

Passar mais de 91 horas por semana na internet equivale a quase quatro dias, ou 197 dias por ano. Considerando que a expectativa média de vida da população no país é de 75,9 anos, o brasileiro passa 41 anos de sua vida na internet.

Outro resultado do levantamento da empresa de cibersegurança é que o horário de entrada na internet acontece às 8h33 da manhã e de saída às 22h13, sempre levando em conta apenas os maiores de 18 anos. A pesquisa ainda mostra que 43,5% dependem da internet para a maioria de seus hobbies e 36% dos respondentes não imaginam seu dia sem internet.

O estudo mostrou ainda que uma prática comum aos brasileiros é o compartilhamento excessivo de informações pessoais. Entre os dados mais divulgados publicamente estão nomes e sobrenomes (91,5%), data de nascimento (86,1%), endereço completo (81,4%), status de relacionamento (43,9%), cargo (40,6%) e informações bancárias (29%).

Idosos

A pesquisa da NordVPN levou em conta apenas os maiores de 18 anos. Vale lembrar que relatório do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgado há poucos dias diz que a maioria das pessoas com 60 anos ou mais no Brasil eram usuárias da internet no final de 2021. Esta é a primeira vez que o acesso à rede passa da metade da população nesta faixa etária, de acordo com este monitoramento.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Contínua, que investigou o módulo temático sobre Tecnologia da Informação e Comunicação (PNAD Contínua TIC) no quarto trimestre do ano passado.

 

Avatar photo

Redação DMI

Artigos: 1765