Deputados querem nova regulação para a radiodifusão


A deputada Luiza Erundina (PSB/SP) quer regulamentar o artigo 223 da Constituição Federal, que trata das outorgas das emissoras de rádio e TV abertas no país. Para tanto, irá propor amanhã, 27, durante a reunião da comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados a criação de uma subcomissão para discutir exclusivamente as regras de …

A deputada Luiza Erundina (PSB/SP) quer regulamentar o artigo 223 da Constituição Federal, que trata das outorgas das emissoras de rádio e TV abertas no país. Para tanto, irá propor amanhã, 27, durante a reunião da comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados a criação de uma subcomissão para discutir exclusivamente as regras de concessão brasileiras.

Para ela, a falta de regulamentação desse artigo traz muitas distorções, entre elas o "vazio legal" pelo não cumprimento dos prazos para a renovação das concessões e permissões, e falhas na apresentação da documentação das emissoras.

Segundo o deputado Jorge Bittar (PT/RJ), no ano passado a comissão se negou a votar diversas outorgas de retransmissoras de TV porque a documentação estaria incompleta. O ministro Hèlio Costa, que se sentiu ofendido com a postura dos parlamentares, pediu toda a documentação de volta. Bittar quer convidar o ministro Hèlio Costa para participar de uma audiência pública na comissão a fim de debater os procedimentos e o papel de cada órgão no governo na análise das concessões de radiodifusão. "O que sabemos é que existem várias rádios comerciais que funcionam como educativas e muitas rádios educativas que, na prática, são comerciais", completou o deputado.

( Da Redação, com agência Câmara) 

Anterior Regras da portabilidade ficam para a próxima semana
Próximos Cade aceita proposta da Globosat para nova forma de venda de conteúdo