A Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) promove em Brasília, nos dias 1º e 2 de junho a 55ª edição do Painel TELEBRASIL, que discutirá a utilização da banda larga como alavanca para a inclusão social e a competitividade global. Para o evento, está confirmada a presença do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, de presidentes de empresas de telecomunicações que atuam no País, especialistas, parlamentares e dirigentes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Com o tema central “Soluções Completas com Tecnologias de Informação e Comunicação em Banda Larga – Alavancas para a Inclusão Social e a Competitividade Global”, a abertura do evento está prevista para o dia 1º de junho, às 19h, no Espaço Unique Palace (ao lado da Ponte JK), em Brasília.
O dia 2 começa com o painel dedicado ao tema “Desafio para o atendimento de demandas sociais básicas”, que abordará a necessidade da implantação de soluções completas com TICs em banda larga para a aceleração e consolidação do processo de inclusão social do cidadão brasileiro. Contará com a participação do coordenador do Movimento Brasil Eficiente (MBE) e vice-presidente do Instituto Atlântico, Paulo Rabello de Castro, e de Paulo Lopes, conselheiro para a Sociedade da Informação e Mídia e membro da Delegação Europeia no Brasil.
O segundo painel tratará da educação e terá a participação do palestrante Riel Miller, um especialista internacional na concepção e implementação de projetos de prospecção estratégica, avaliação e direcionamento do potencial da transformação socioeconômica. O terceiro painel prevê discussão nas áreas de saúde e previdência social e, com palestra de Chao Lung Wen, coordenador do Núcleo de Telemedicina e Telessaúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. No painel seguinte, o debate se volta para o Agronegócio.
Estão previstas ainda conferências do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e do ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Wellington Moreira Franco. Ao final do dia será divulgada a “Carta de Brasília”. Nesse documento estará expresso o compromisso da Telebrasil e de suas associadas com desenvolvimento sustentável com inclusão social e com o cumprimento das políticas públicas fixadas pelo governo brasileiro.( Da redação, com assessoria de imprensa).