Definição da rádio digital brasileira está próxima, afirma ministro.


A definição do sistema de rádio digital que deverá ser adotado no Brasil está próxima, assegurou hoje, 22 de agosto, Hélio Costa, ministro das Comunicações. Ele afirmou que “nossa rádio digital está na reta final. Até o mês que vem devemos levar à Casa Civil e ao Presidente nossa proposta, elaborada em conjunto com os …

A definição do sistema de rádio digital que deverá ser adotado no Brasil está próxima, assegurou hoje, 22 de agosto, Hélio Costa, ministro das Comunicações. Ele afirmou que “nossa rádio digital está na reta final. Até o mês que vem devemos levar à Casa Civil e ao Presidente nossa proposta, elaborada em conjunto com os radiodifusores”.

Costa destacou que o Ministério das Comunicações discute com os comitês de tecnologia da Câmara e do Senado, para a elaboração de documento, que deverá ser enviado à Presidência da República, dando subsídios ao presidente para definição do sistema de rádio digital no país.

O Minicom também está realizando reuniões, com entidades interessadas na rádio digital a cada 30 dias, para ouvir sugestões. “Na última reunião geral, há três semanas, pedi às entidades que apresentassem um relatório final”, disse Costa.

O sistema escolhido “deverá abrir caminho para que possamos resgatar as transmissões de ondas curtas, de maneira digital”, assegurou o ministro. “Temos informações de que um transmissor de 50 MHz de Brasília seria suficiente para cobrir toda a América Latina”

Anterior WiMAX poderá ser o canal de retorno da TV digital. Testes começam em setembro.
Próximos Cresce aceleradamente a importação de telefones celulares