De tudo um pouco no mundo da mobilidade


O Congresso Mundial da Mobilidade (antes conhecido como Congresso 3GSM) reúne em Barcelona 1.200 empresas de 191 países, que apresentam, entre outros, novidades em softwares, aparelhos celulares e redes IP e convergentes, para um público estimado de 50 mil profissionais. Em sua terceira edição na cidade, o evento de três dias faz girar, conforme estimativas …

O Congresso Mundial da Mobilidade (antes conhecido como Congresso 3GSM) reúne em Barcelona 1.200 empresas de 191 países, que apresentam, entre outros, novidades em softwares, aparelhos celulares e redes IP e convergentes, para um público estimado de 50 mil profissionais. Em sua terceira edição na cidade, o evento de três dias faz girar, conforme estimativas da imprensa local, € 140 milhões.

Pode-se encontrar de tudo um pouco nesse mundo da mobilidade. Os gigantes da informática  disputando o seu espaço no mundo telecom – Google apresentando, no evento, o seu telefone; Microsoft, mesmo sem o Yahoo, mostrando as potencialidades de seu Windows móvel; IBM e suas soluções para localização.

E as gigantes de telecom – Alcatel-Lucent, Nokia, Ericsson, Siemens, Motorola, ZTE, Samsung, Huawei, Qualcomm – anunciando parcerias com pequenos, mas criativos desenvolvedores de softwares, ou fechando contratos milionários com operadoras de telecom das mais distintas nações.

Afinal, depois que a telefonia móvel conseguiu finalmente quebrar a barreira da banda larga, muitos e diferentes serviços ganham vida. A localização pelo celular já vem com mapas em três dimensões. A TV móvel ganha diferentes versões e padrões. E novos servicos bancários, como a transferência transfronteira de dinheiro pelo celular, são alguns dos aplicativos apresentados nesse show.

* A jornalista viaja a convite da Alcatel-Lucent.

Anterior Telmex lucra 1,98 bilhão de pesos no quarto trimestre
Próximos Telesul lança conversor para videoconferência