Data center da RNP será instalado em abril no Recife


O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, visita nesta sexta-feira (6) a Universidade Federal de Pernambuco, onde será instalado um dos dois data centers doados pela Huawei no ano passado. O supercomputador em Recife armazenará os dados da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), responsável pelo tráfego de informações de 600 instituições de ensino no país.

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi escolhida para abrigar o equipamento de computação em nuvem, que deve desembarcar na cidade até abril a bordo de um contêiner. O data center é o maior da América Latina, com 1200 processadores que juntos são capazes de analisar 4 petabytes de dados, o equivalente a 4 milhões de gigabytes – ou a capacidade de 850 mil discos de DVD e servirá para melhorar a educação nas escolas públicas, que agora terão todo um sistema computacional baseado na nuvem (cloud computing).

O pleno funcionamento, depois das instalações, deverá acontecer no primeiro semestre deste ano. Além do Recife, outro data center, menor, será instalado em Manaus.

A escolha do Recife foi estratégica para o desenvolvimento, já que a Universidade Federal de Pernambuco desenvolve pesquisa no setor de TI e também por ser polo de desenvolvimento regional.(Da redação)

Anterior Mdic quer rever investimentos em P&D da indústria de TIC
Próximos Argentina fecha acordos para o desenvolvimentos de projetos em TV digital e Ginga