Cylon Gonçalves é o novo presidente do Ceitec


O físico Cylon Gonçalves da Silva assume hoje a presidência do Ceitec (Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada), em substituição a Eduard Weichselbaumer, que deixou a estatal, inaugurada em fevereiro deste ano. Com sede em Porto Alegre, RS, o Ceitec é uma empresa pública federal de montagem de semicondutores, ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

Cylon Gonçalves é PhD em física pela Universidade da Califórnia, Berkeley. Graduou-se em física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Entre 2004 e 2005, o físico foi secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia (Seped/MCT). Junto ao Ministério, coordenou estudo para a criação do Centro Nacional de Referência em Nanotecnologia (sediado em Campinas) e foi consultor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

O físico também coordenou a implantação do Laboratório Nacional de Luz Sincontron para o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Grande parte da sua produção científica é dedicada a pesquisas sobre propriedades magnéticas e eletrônicas de materiais e a estudos sobre super-redes semicondutoras semi-magnéticas. Tem cerca de 70 artigos publicados, cinco livros editados e inúmeras comunicações em congressos. (Da redação, com assessoria de imprensa)

Anterior Santanna afirma que Telebrás continuará com capital aberto
Próximos Licença de TV a cabo para teles depende da aprovação do PLC 116