Custos de implantação ainda são impedimento para a convergência fixo-móvel


 A convergência fixo-móvel está levando mais tempo do que o previsto para evoluir e se consolidar. Entretanto, a boa notícia é que aos poucos, casos concretos em aplicações corporativas começam a aparecer, inclusive com a movimentação de provedores de soluções para esse segmento na América Latina. Essa é a avaliação de Elia San Miguel, analista …

 A convergência fixo-móvel está levando mais tempo do que o previsto para evoluir e se consolidar. Entretanto, a boa notícia é que aos poucos, casos concretos em aplicações corporativas começam a aparecer, inclusive com a movimentação de provedores de soluções para esse segmento na América Latina. Essa é a avaliação de Elia San Miguel, analista de pesquisa da Gartner, que apresentou palestra na manhã de hoje, em São Paulo, durante a 13ª Conferência Anual Futuro da Tecnologia – A Justificativa Econômica da TI.

Porém, na opinião da analista, na decisão de implantar um sistema de comunicação unificado nas empresas, a necessidade da mobilidade na transmissão de dados e voz em uma única plataforma ainda está acima da questão da redução de despesas com esse tipo de solução. Justamente o grande impedimento para a expansão dessa tecnologia é o alto custo de implantação, seja pelo valor dos aparelhos, seja pelo preço das taxas de cobertura. “Até 2010, 90% das empresas que irão tentar a redução de custos com a convergência fixo-móvel irão falhar”, sentencia Elia, apontando um cenário em que, até lá, 40% das empresas terão essa solução.

Ainda assim, a expectativa da analista é de que, até 2015, menos de 20% das empresas na América Latina consigam implantar business cases de convergência fixo-móvel concretos. Elia recomenda que, para se prepararem para a adoção da convergência fixo-móvel, as empresas analisem o quanto de sua força de trabalho necessita da mobilidade dentro e fora da companhia e que tenham uma relação de parceria com o fornecedor da solução, mas sem permitir que eles ditem o ritmo para a implantação do serviço.

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