CTO da Verizon Telematics prevê uso do 5G em carros conectados


Chuck Link, CTO da Verizon Telematics, divisão da operadora norte-americana Verizon responsável por criar soluções para carros conectados, acredita que o 5G será usado nos carros tão logo esteja disponível. Segundo ele, em entrevista ao site Mobile World Live, os fabricantes devem pensar hoje em quais sistemas embarcar nos veículos para garantir que eles não fiquem de fora da próxima geração de redes móveis.

“A cada punhado de anos há uma transição nas redes móveis. Estamos hoje em um ponto cego. Chegar ao 3G não foi tão fácil como está sendo ativar o 4G. Daqui a 5 anos, haverá o 5G e é preciso equipar os veículos com sistemas capazes de receber essa conectividade no futuro”, afirmou.

Link ressaltou ainda que os desenvolvedores de tecnologias para carros conectados estão preocupados com a coleta de dados, segurança dessas informações, e como garantir a privacidade. Segundo ele, as empresas vem trabalhando com propostas de armazenamento de dados em bases próprias, e estabelecendo limites. “A intenção é coletar apenas informações necessárias para funcionamento dos serviços de carro conectado. Os OEMs pretendem aplicar regras rígidas que permitam apagar completamente os dados das bases”, afirmou ao site.

Anterior Governo capitaliza Telebras em R$ 404 milhões
Próximos Mercado de routers deve voltar a crescer em 2015