Cresce o número de sites eleitorais no Brasil


O uso de sites eleitorais no Brasil tem aumentado nos últimos anos, mas a maioria dos candidatos conectados à Internet ainda são os concorrentes dos principais partidos aos cargos mais importantes da administração pública nacional. Essa é uma das conclusões de pesquisa realizada na Pós-Graduação do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB), …

O uso de sites eleitorais no Brasil tem aumentado nos últimos anos, mas a maioria dos candidatos conectados à Internet ainda são os concorrentes dos principais partidos aos cargos mais importantes da administração pública nacional. Essa é uma das conclusões de pesquisa realizada na Pós-Graduação do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB), com dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O trabalho utiliza a relação de sites registrados por candidatos sob o domínio "can.br", criado nas eleições municipais de 2000. Naquele ano, foram registrados 590 sites. Em 2004, o número mais que triplicou, alcançando 2,2 mil domínios -um crescimento de 272,9%. Na comparação das eleições estaduais e federais de 2002 e 2006, a evolução é ainda maior, com um salto de 542 para 2.639 sites -aumento de 386,9%.

Diferenças por vaga

O aumento do número de sites nas eleições federais e estaduais é ainda mais significativo em relação ao das eleições municipais se comparado ao número total de candidatos. No ano 2000, apenas 0,2% dos candidatos a prefeito e vereador tinha site eleitoral, passando em 2004 para 0,6%. Já nas eleições federais e estaduais, o aumento foi de 3,2% em 2002 para 14,5% em 2006.

Os percentuais também variam de acordo com a vaga disputada no último pleito: 62,5%, para os candidatos a presidente; 43%, para governador; 29,8%, para senador; 18,6%, para deputado federal; e 12,1%, para deputado estadual e distrital. Conforme a Resolução TSE 22.718/2008, está disponível o registro de domínios can.br para a campanha eleitoral 2008.

"Por conta das alterações nas leis da propaganda eleitoral acreditamos que o crescimento desse domínio seja ainda maior este ano. Já temos mais de 2,5 mil domínios registrados até o momento", afirma Frederico Neves, diretor de serviços e tecnologia do Registro.br. (Da Redação, com assessoria de imprensa, CGI.br)

Anterior Fabricante do BlackBerry tem nova gerente de Relações Públicas
Próximos BrT fornecerá serviços de telefonia móvel para o governo do RS