PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Tecnologia

GSMA fecha parceria com IBM para levar IA ao setor de telecom

Iniciativa prevê a oferta de treinamentos, presenciais e online, em IA generativa para líderes de operadoras; plataforma watsonx será usada como ferramenta de apoio
GSMA fecha parceria com IBM para capacitar líderes de operadoras de telecom em IA
Com apoio da IBM, GSMA quer capacitar líderes em telecom para a IA (crédito: Freepik)

A GSMA, associação global de operadoras móveis, anunciou, nesta terça-feira, 30, uma parceria com a IBM para apoiar a adoção de Inteligência Artificial (IA) generativa no setor de telecomunicações. O acordo também prevê a oferta de cursos e treinamentos específicos sobre a tecnologia para gestores de telecom.

O programa de treinamento, promovido pelo GSMA Advance, braço de capacitação da entidade, visa a preparar líderes para a era da IA e preencher lacunas de habilidades no setor de telecomunicações.

Em comunicado, a GSMA destacou que os projetos de capacitação abrangem uma ampla gama de tópicos, desde princípios fundamentais da IA até aplicações especializadas em modelos generativos desenhados para operadoras e provedores.

Ao longo de 2024, as parceiras promoverão sessões de treinamento avançado em cinco escritórios da IBM ao redor do mundo: Dubai (Emirados Árabes Unidos), Londres (Reino Unido), Nova York (Estados Unidos) e Seul (Coreia do Sul), além de uma localidade ainda indefinida no México. Uma versão digital do programa de treinamento, disponível em vários idiomas, também será lançada.

A plataforma de IA da IBM, watsonx, será usada como ferramenta de apoio nos cursos. A solução deverá ajudar os participantes a explorar casos de uso de IA específicos para telecomunicações, com foco em redução de custos, aumento de receitas e aprimoramento da experiência do cliente.

Dados mais recentes do Índice de Adoção da IA, da IBM, apontam que 40% das empresas de telecomunicações já estão experimentando IA generativa e 45% decidiram acelerar a implementação da tecnologia.

“A Inteligência Artificial fornece à indústria de telecomunicações, e às sociedades que ela serve, enormes oportunidades para lançar novos serviços, melhorar a conectividade e a experiência do cliente”, diz Alex Sinclair, diretor de Tecnologia da GSMA, em nota. “No geral, estima-se que a IA possa contribuir com US$ 15,7 trilhões para a economia global até 2030”, acrescenta.

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS