CPqD promove workshop internacional sobre redes móveis 4G e 5G


As inovações e os desenvolvimentos recentes na área de tecnologia para redes móveis de banda larga serão apresentadas no I International Workshop on Challenges and Trends for Broadband Mobile Networks – Beyond LTE-Advanced, que o CPqD realizará nos dias 6 e 7 de novembro, em suas instalações em Campinas. O objetivo é reunir pesquisadores e …

As inovações e os desenvolvimentos recentes na área de tecnologia para redes móveis de banda larga serão apresentadas no I International Workshop on Challenges and Trends for Broadband Mobile Networks – Beyond LTE-Advanced, que o CPqD realizará nos dias 6 e 7 de novembro, em suas instalações em Campinas. O objetivo é reunir pesquisadores e especialistas da indústria e das operadoras de telecomunicações, de vários países, para debater as tendências e o futuro da banda larga móvel, partindo do estágio atual da tecnologia LTE-A (4G) em direção às redes 5G.
 

A abertura do evento, marcada para as 9h10 do dia 6 (quarta-feira), será feita por Maximiliano Martinhão, secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, que falará sobre a política de indústria, ciência e tecnologia do governo para o desenvolvimento industrial brasileiro. No mesmo dia, às 15h10, o conselheiro da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) Jarbas Valente fará uma palestra sobre os Desafios da Implantação e Supervisão de Novas Tecnologias.
 

Outro destaque da programação do workshop será a palestra Uma Visão da Evolução para Redes 5G, que será apresentada por Fabrício Lira Figueiredo, gerente da área de Redes Sem Fio do CPqD, às 10h05. No dia 7, às 12h20, Samuel Lauretti, presidente da WxBR, falará sobre Aplicações LTE para M2M e Smart Grid.
 

Entre os convidados internacionais, destacam-se as palestras de Luiz A. da Silva, professor do Trinity College Dublin e também da Virginia Tech (USA), sobre LTE e sua evolução em uma economia de compartilhamento (dia 6, 11 horas); de Munish Chhabra, da Aricent, sobre Evolução da arquitetura de rede LTE: Convergência de infraestrutura móvel e de cloud (dia 6, 14h30); de Rakesh Taori, do Samsung Research America, sobre Viabilidade de acesso mm-Wave (millimetre wave, ou frequência extremamente alta) para comunicações celulares 5G (dia 7, 9 horas); de Simon Lee, da GCT Semiconductor, sobre Como suportar as novas demandas da banda larga sem fio (dia 7, 9h45), e de Andjela Ilic-Savoia, da Agilent, sobre O caminho para a Voz sobre LTE (VoLTE) com IMS (IP Multimedia Subsystem), também no dia 7 (17h50), entre outros.
 

A programação completa do workshop, que contará ainda com a participação de representantes das operadoras Vivo e TIM, está disponível no site http://workshoplte.cpqd.com.br/, onde também é possível obter mais informações e fazer a inscrição no evento – que é gratuito, porém com vagas limitadas. O workshop conta com o apoio de fundos setoriais e organismos governamentais – entre eles, o Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (FUNTTEL), FINEP e ministérios das Comunicações e da Ciência, Tecnologia e Inovação. (Da redação, com assessoria de imprensa)

 

Anterior Mercado já fala na necessidade de regulamentação diferenciada para células de 2 a 5 Watts
Próximos Alcatel-Lucent será fornecedora para rede TDD-LTE da