CPqD cria Comitê de Inovação


shutterstock_agsandrew_tecnologia_internet_geralO CPqD criou um Comitê de Inovação, que vai assessorar o Conselho Curador na definição das linhas de ação da organização para pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica. O comitê é formado por oito representantes dos setores empresarial, acadêmico e de governo, que foram convidados e nomeados pelo Conselho Curador.

“Essa é mais uma iniciativa de inovação aberta, que visa aproximar cada vez mais o CPqD de outras instituições e de empresas que atuam na área de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e que fazem parte do sistema nacional de inovação”, afirma Alberto Paradisi, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento do CPqD, que foi nomeado secretário executivo do novo Comitê.

O grupo é presidido por Marlene Pontes, professora da PUC-Rio de Janeiro e representante do Brasil nos órgãos de regulamentação de telecomunicações da UIT (União Internacional de Telecomunicações). Além dela, há mais três integrantes do setor acadêmico: os professores Christian Rothenberg, da Unicamp, Roberto Marcondes Cesar Jr, da Universidade de São Paulo (USP), e Eunézio Antonio de Souza, da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

José Sampaio Gontijo, diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e Irecê Fraga Kauss, chefe de departamento no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), representam o governo. Dois executivos da indústria de tecnologia completam o novo Comitê de Inovação do CPqD: Roberto Jacques de Medeiros, diretor sênior de Desenvolvimento de Produtos da Qualcomm, e Max Leite, diretor de Inovação da Intel do Brasil.

Os membros do Comitê têm mandato de dois anos – com possibilidade de renovação – e deverão se reunir, regularmente, quatro vezes por ano. A primeira reunião está prevista para o final de março.

Anterior Oi diz que não recusou a proposta de Sawiris
Próximos FCC libera zero-rating. Ponto para a AT&T e Verizon