CPqD apresenta solução aberta de roteamento em Stanford


O CPqD irá apresentar no Open Networking Summit, seu projeto RouteFlow, solução aberta de roteamento IP desenvolvida pelo centro que permite a programação remota de elementos da rede, como roteador ou ponto de acesso sem fio. A tecnologia é baseada no protocolo de redes definidas em software OpenFlow, tema do evento que acontece esta semana …

O CPqD irá apresentar no Open Networking Summit, seu projeto RouteFlow, solução aberta de roteamento IP desenvolvida pelo centro que permite a programação remota de elementos da rede, como roteador ou ponto de acesso sem fio. A tecnologia é baseada no protocolo de redes definidas em software OpenFlow, tema do evento que acontece esta semana na Universidade de Stanford, nos EUA.

“A rede definida por software é uma rede programável por intermédio de inteligência remota, que roda em computadores comuns ou na nuvem, e que pode ser totalmente aberta a inovações, que podem ser feitas tanto pelos proprietários da rede como por terceiros. Isso significa um rompimento com o modelo tradicional da indústria de rede, pelo qual só o fabricante tem o poder de inovar”, explica Marcos Salvador, gerente de Evolução de Base Tecnológica de Redes Convergentes do CpqD, em comunicado.

“Uma das grandes vantagens do RouteFlow é que se baseia em pilhas de protocolos de código aberto, o que não só abre as portas da inovação para a comunidade internacional como também permite aproveitar os benefícos do desenvolvimento comunitário. Além disso, a solução do CPqD roda em servidores Linux de baixo custo e é facilmente implementável”, acrescentou.

O RouteFlow foi desenvolvido como parte do projeto de rede experimental de alta velocidade – Projeto GIGA -, que conta com o apoio do Funttel (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações), e também foi apresentado durante a Futurecom em São Paulo, em setembro. (Da redação, com assessoria)

Anterior Mexicana Megacable abre MVNO em parceria com Telefónica
Próximos America Móvil compra distribuidora de vídeo on demand