Costa vai ao Chile para novas reuniões sobre TV digital


O ministro das Comunicações, Hélio Costa, irá ao Chile na próxima semana para aprofundar os entendimentos com autoridades daquele país sobre a adoção do sistema nipo-brasileiro de TV digital. Os presidentes das comissões de Ciência e Tecnologia da Câmara e do Senado, respectivamente, deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO) e senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) farão parte da …

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, irá ao Chile na próxima semana para aprofundar os entendimentos com autoridades daquele país sobre a adoção do sistema nipo-brasileiro de TV digital. Os presidentes das comissões de Ciência e Tecnologia da Câmara e do Senado, respectivamente, deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO) e senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) farão parte da comitiva e vão ajudar a convencer seus colegas parlamentares chilenos sobre as vantagens do padrão digital.

A visita ao Chile ganha um significado maior porque acontece poucos dias após o Peru informar a adoção do sistema nipo-brasileiro de TV digital. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (23), pelo ministro dos Transportes e Comunicações daquele país, Enrique Cornejo, em solenidade no palácio de governo.

Hélio Costa vem ressaltando nos países da América Latina as amplas vantagens do sistema adotado no Brasil sobre os concorrentes, dos Estados Unidos e União Européia,  além de ter sido desenvolvido com tecnologias e ferramentas próprias e em código aberto, sem necessidade de pagamento de royalties.

O padrão de TV digital nipo-brasileiro também pode ser adotado pela Argentina, onde o ministro Hélio Costa esteve esta semana, na comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os deputados Júlio Semeghini (PSDB-SP), Paulo Henrique Lustosa (PMDB-CE) e Bilac Pinto (PR-MG) e o senador Gerson Camata (PMDB-ES) também acompanharão Costa.

Anterior Comissão rejeita padronização de cartões de telefones pré-pagos
Próximos Zunga quer debate do MMDS no Conselho Consultivo