Costa testa interatividade da TV digital em Betim


O ministro das Comunicações, Hélio Costa, verá hoje uma demonstração de interatividade plena da TV digital aberta, com intervenção em tempo real na programação do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão). O teste ocorrerá durante a inauguração da fábrica da MXT Industrial, em Betim (MG). A nova unidade vai produzir modems 100% nacionais que permitirão o …

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, verá hoje uma demonstração de interatividade plena da TV digital aberta, com intervenção em tempo real na programação do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão). O teste ocorrerá durante a inauguração da fábrica da MXT Industrial, em Betim (MG). A nova unidade vai produzir modems 100% nacionais que permitirão o canal de retorno da interatividade.

Segundo a empresa, com os novos modems fabricados, será possível ao telespectador, por exemplo, tornar o funcionamento da TV semelhante ao de um computador conectado à internet, podendo acessar e-mails e notícias, além de participar de enquetes ou efetuar compras. A interatividade na TV digital é possível graças ao desenvolvimento do midlleware Ginga, o sistema operacional que será incorporado aos conversores vendidos no país.

De acordo com o ministro, a interatividade é um dos principais benefícios que o padrão nipo-brasileiro de TV digital aberta proporciona, além da recepção de qualidade de imagem de alta definição, portabilidade, mobilidade e multiprogramação. Ele lembrou que o sistema vem conquistando adeptos na América Latina, com a adesão inicial do Peru, anunciada em abril pelo presidente Alan García. (Da redação, com assessoria de imprensa).

Anterior Vivo lucra R$ 123,5 mi no primeiro trimestre
Próximos Homologação de aparelhos TDMA deve acabar em três anos