Corcovado dispõe agora de rede wireless para visitantes


Image by julianavermelho0 from Pixabay

Atualizado em 21/06

O Cristo Redentor, considerado um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro e do país, conta agora com cobertura wireless indoor para seus visitantes, que chegam a mais de 1 milhão por ano. O projeto foi desenvolvido pela QMC, empresa especializada em infraestrutura de telecomunicações, em parceria com a RFS, fornecedora de antenas e equipamentos micro ondas. Apesar de se tratar de uma área de sombra para a telefonia celular, a cobertura foi realizada com sucesso.

“O essencial para desenvolvermos uma solução como essa é o alto fluxo de pessoas somado à experiência para construir infra de telecom, sejam elas indoor ou outdoor”, explica Getulio Bordalo, gerente de desenvolvimento de negócios da QMC.

O projeto oferece acesso à rede 4G com a tecnologia MIMO 2×2, de baixo impacto visual. O grande desafio  foi instalar antenas em um local tombado pelo patrimônio histórico nacional e também situado em uma área de preservação ambiental. “As antenas construídas no Corcovado, e em alguns outros lugares históricos, levam em consideração a arquitetura do lugar”, afirma Bordalo.

A QMC ocupa a quarta posição no ranking das empresas que comercializam torres de celular , com mais de 2,2 mil ativos, já construídos ou em desenvolvimento, nos sistemas build to suit (customizado), DAS (Distributed Antenna System) e SLS (Street Level Solution).

 

 

 

 

 

 

Anterior Assespro, de software, apoia queda do imposto de importação para bens de TI
Próximos Senacon teme captura da autoridade de dados; SBC reclama da falta de pessoal treinado