Consórcio encabeçado por Google lança padrão para IoT


O Thread Group, consórcio de empresas para a padronização de tecnologias em internet das coisas, divulgou ontem, 14, seu primeiro protocolo de comunicação em redes sem fio. O protocolo é baseado no IP e foi desenhado para produtos domésticos que consumam baixa energia, como os sensores Nest, empresa adquirida pela Google.

As especificações técnicas já podem ser usadas pelos desenvolvedores que integram o grupo – composto por mais de 160 empresas. De acordo com o presidente do Thread, o anúncio significa que em pouco tempo, até o final deste ano, haverá produtos IoT que usem o padrão à vendas nas lojas. Um programa de certificação terá início em setembro.

A base do novo protocolo é o IPv6. Para interface sem fio, adota o 6LoWPAN. De acordo com o grupo, a adoção dessas tecnologias permitirá conectividade simplificada entre os dispositivos e smartphones, controle remoto através da internet, uso de redes seguras. Para um dispositivo IoT se conectar à rede usando o novo protocolo, deverá usar padrão WiFi 802.15.4.

O grupo de empresas anunciou também a entrada da Qualcomm, que tentava criar seu próprio padrão para IoT bancando a Alseen Alliance. A fabricante de chips móveis passa a integrar o conselho diretor do Thread. (Com assessoria de imprensa)

Anterior Dívida de teles com Procon-SP pode chegar a R$ 381 milhões
Próximos Apple renova linha de iPods